Portuguesas em Destaque 

no Europeu de Sub20

2017-07-12 Federação


O Campeonato da Europa de Sub20 Femininos tem sido uma autêntica montra para os jovens talentos do basquetebol do Velho Continente e há várias atletas portuguesas em destaque, agora que terminou a fase de grupos da competição e a equipa das quinas se prepara para os oitavos-de-final. Carolina Gonçalves, Carolina Bernardeco, Isabel Costa e Maianca Umabano são as jogadoras lusas que se têm exibido em melhor plano.

Em dia de pausa na competição, olhamos para os índices estatísticos da fase de grupos e há três nomes portugueses que se destacam. Carolina Gonçalves tem sido a atleta lusa que mais tem "brilhado", até porque é a segunda melhor marcadora da competição e lidera o ranking dos roubos de bola. A jogadora #11 da Seleção Nacional apresenta médias impressionantes de 23.7 pontos, 5.7 ressaltos, 5.3 roubos de bola.

A base Carolina Bernardeco (12.3 pontos, 4.3 ressaltos, 4.3 assistências), a poste Isabel Costa (11.3 pontos, 8.0 ressaltos) e a extremo Maianca Umabano (9.0 pontos, 3.7 ressaltos) também registam números que as colocam entre as melhores da prova. Nos rankings globais do Europeu, Bernardeco é a 8ª melhor passadora, graças à média de 4.3 assistências por jogo, e Maianca está no top-7 das melhores lançadoras de três pontos, com 50% de eficácia.

Em termos coletivos, Portugal revela igualmente alguns dados muito positivos. O conjunto orientado por Eugénio Rodrigues, Ana Catarina Neves e José Araújo é o 3º em número de turnovers por jogo, com apenas 12,7 perdas de bola sem lançamento, e é 4º em roubos de bola (9.7 por partida). A equipa das quinas é, também, a 4ª seleção com mais lançamentos de três pontos concretizados (19) e a 6ª em percentagem de lançamentos longos (32.2%).

Portugal defronta a congénere da Bélgica nos oitavos-de-final do Campeonato da Europa de Sub20 Femininos e pode garantir, desde já, a manutenção na Divisão A se vencer a partida agendada para esta quarta-feira, às 20h45, no CDC de Matosinhos.