VII Torneio Apolino Teixeira

2018-06-27 Clubes


Organizado pela Academia de Basquetebol e com o alto patrocínio do Município de Penela, irá realizar-se em Penela nos próximos dias 30 e 31 de junho e 1 julho o VII TORNEIO APOLINO TEIXEIRA.

Para além do clube organizador, participam no evento 7 clubes: ESTUDIANTES DECARTAGENA - ESPANHA, CLUBE DESPORTIVO ESCOLA FRANCISCO FRANCO –MADEIRA, SPORTING CLUB MARINHENSE, CLUBE BASKET QUELUZ, SANGALHOS DESPORTO CLUBE., UNIÃO DESPORTIVA OLIVEIRENSE, FUTEBOL CLUBE DO PORTO E ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE VAGOS.


O quadro competitivo integra 24 equipas, distribuídas pelos escalões de sub 16 femininos, sub14 masculinos, sub 16 masculinos, sub 18 masculinos e seniores envolvendo um total de cerca
de 300 atletas, 50 treinadores e 25 dirigentes.

O Torneio serve para além da prática desportiva, para dinamizar a vila de Penela e acima de tudo para, mais uma vez, homenagear Apolino Teixeira.
Tudo o que se diga de Apolino Teixeira resume-se a uma missão de vida dedicada ao Desporto, e em particular, ao Basquetebol. Para além de ter competido em Natação até aos 30 anos, foi Atleta de Basquetebol, Treinador, Dirigente, fundador da Associação de Basquetebol de Coimbra e Presidente da mesma durante vários anos, foi árbitro, como jornalista desportivo foi durante mais de 50 anos o rosto do Basquetebol na imprensa escrita Regional e também Nacional, personalidade homenageada por diversas vezes em diversas instâncias. Mas quem o conhece percebe bem que do que mais se orgulha é ter sido formador de várias gerações de Basquetebolistas nos distritos de Coimbra e Aveiro. Ultrapassados os 80 anos de idade, o nosso decano do Basquetebol conimbricense, mantém-se ativo e ainda dá valiosos contributos na imprensa escrita para a modalidade. Assíduo nos pavilhões, o Sr. Apolino recusa-se a ser uma figura cristalizada pelo seu passado intensamente vivido ao serviço do Basquetebol.