Formação Árbitros e Treinadores Basquetebol 3x3

2018-01-29 Geral


No âmbito do projeto “Desenvolvimento do Basquetebol 3x3” concebido pela Associação de Basquetebol de Coimbra, foi realizada a 24 de janeiro a primeira “Ação de Formação de 3x3 para Treinadores e Árbitros”, na Escola Básica n.º1 da Lousã. 

Durante a tarde, treinadores, árbitros, professores e alunos participaram na formação que contou ainda com as presenças do Presidente do Conselho de Arbitragem Distrital, Dr. Joaquim Inácio, da vogal do mesmo, Dr.ª Sandra Alves, do Presidente da Associação de Basquetebol de Coimbra, Luís de Santarino Fernandes, José Oliveira do Conselho de Arbitragem Nacional, Rodrigo Santos, árbitro de Coimbra, Prof. Luís Vidal, responsável do Desporto Escolar na Escola. Secundária da Lousã, Prof. José Sá, colaborador da FPB na área do basquetebol 3x3 e professor na Escola Secundária de Sampaio, sendo também responsável pelo Clube de Praticantes do mesmo estabelecimento escolar, e que participa nos campeonatos distritais da AB Setúbal.

Marcaram também presença o Subdiretor do Agrupamento de Escolas da Lousã, Dr. José Manuel Marques, e o responsável do Clube Desportivo Lousanense, Alcindo Quaresma.

Inicialmente, teve a palavra o Professor José Sá, abordando os temas “O Jogo 3x3 em Portugal, na escola” e a Plataforma FIBA.

Ainda dentro destes temas, foram apresentados também elementos técnicos e ensino do 3x3 numa vertente prática, com a ajuda dos alunos no pavilhão.   

Terminada a componente prática, o diretor do CA Nacional, Dr. José Oliveira, juntamente com o árbitro conimbricense, Rodrigo Santos, deram início ao módulo da arbitragem. Com o tema “Arbitragem – o jovem árbitro na escola”, numa apresentação sucinta, os participantes ficaram a saber quais as principais faltas a assinalar e até alguns erros comuns, havendo ainda tempo para esclarecer algumas dúvidas que surgiram.